Janiópolis, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

19/08/2020 | Concebido por Goioerê

Batalhão de Polícia Ambiental desencadeia operação e apreende 391 aves mantidas em cativeiro no Paraná

Batalhão de Polícia Ambiental desencadeia operação e apreende 391 aves mantidas em cativeiro no Paraná

Com objetivo de combater e dissuadir a captura e o cativeiro ilegal de aves silvestres no Estado Paraná, o Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde, desencadeou nesta terça-feira, 18, a Operação "ASAS LIVRES" com abrangência estadual e aplicação de 71 policias militares ambientais. Os alvos da Operação concentraram-se em 29 cidades com a maior incidência de denúncias deste tipo de crime ambiental.

A Operação resultou nas apreensões de 391 aves da fauna silvestre mantidas ilegalmente em cativeiro, sendo 7 dessas aves, espécies que constam nas listas oficiais com o risco de extinção. Durante diligências em um dos alvos na capital do Estado, também ocorreu apreensão e resgate de um macaco saguí, espécie da fauna silvestre, que estava sendo mantido em cativeiro, em uma gaiola, pelo infrator.

Ao todo 41 pessoas foram detidas, contra as quais o Batalhão da Polícia Ambiental lavrou Termos Circunstanciados de Infração Penal, sendo que os casos serão encaminhados ao Poder Judiciário para as devidas repercussões na esfera penal. Duas dessas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Na esfera administrativa ambiental, foram lavrados autos de infração ambiental no valor total de 390,5 mil reais de multa contra os infratores, dos quais 131 mil reais em razão do estado de maus tratos em que algumas das aves apreendidas encontravam-se.

As aves resgatadas serão destinadas conforme a legislação em vigor, dentre outras, ao órgão ambiental estadual - Instituto Água e Terra, para após avaliação e a devida recuperação, as aves habilitadas serem reintegradas aos seus habitats naturais.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL - FORÇA VEDE

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal