Janiópolis, segunda-feira, 18 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

17/08/2020 | Concebido por Goioerê

Paraná Handebol realiza neste sábado quarto painel do Simpósio On-line

Paraná Handebol realiza neste sábado quarto painel do Simpósio On-line

Execuções de tiros e atribuições do secretário e cronometrista serão os temas abordados no quarto painel do Simpósio Paraná Handebol – Árbitros On-line – 2ª Etapa/EAD, promovido pela Liga de Handebol do Paraná (LHPr). O quadro será comandado pelo árbitro continental Jefferson Souza Oliveira, neste sábado (15.08), a partir das 16 horas, e receberá como convidados os árbitros nacionais Matheus Kaue Smaniotto Nicolau e Vinícius Francisco Lopes.

Uma das referências para a nova geração da arbitragem no Estado, Jefferson ingressou no quadro da Associação Paranaense de Árbitros de Handebol (APAH) em 2006, três anos mais tarde foi graduado árbitro nacional e em 2018 integrou o quadro da Confederação Sul e Centro Americana de Handebol (Coscabal) como árbitro continental, junto com Natal Henrique Vilela, considerados uma das duplas mais promissoras do país.

Graduado em Educação Física com especialização em Treinamento Desportivo e Personalizado, possui uma trajetória de 12 anos como profissional do apito, atuando nos principais campeonatos estaduais, brasileiros, sul-americanos, pan-americanos, Liga Nacional, amistosos das seleções brasileira, chilena, sueca e venezuelana, Campeonato Sul Centro, Jogos Odesur, IHF Trophy e como secretário e cronometrista nas Olímpiadas Rio 2016.

Por sua vez, Vinícius é formado em Química Industrial, atua como professor das disciplinas de Química e Física na rede pública e privada de ensino. Em 2008 ingressou no quadro estadual de árbitros, cinco anos depois realizou o curso de ascensão à categoria estadual B e em 2020 foi aprovado na categoria estadual A, mesmo ano em que passou a compor o quadro de árbitros nacionais da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb). E em 2019 também compôs a arbitragem nacional do handebol de areia. Vinícius apita nas principais competições estaduais e como secretário e cronometrista em campeonatos nacionais.

Com graduação em Direito, Matheus atua há três anos como árbitro no Paraná, formando dupla com Igor Franco. Em 2020 obteve a ascensão à categoria nacional C, o que permite apitar em campeonatos brasileiros menores (infantil e cadete), Jogos Escolares da Juventude e na Liga Nacional.

A transmissão ao vivo do painel será feita pela plataforma Google Meet, a qual é gravada e posteriormente divulgada no facebook e youtube da Paraná Handebol.

Promovido em parceria com a APAH e o Centro Universitário FAG, o Simpósio Paraná Handebol visa promover a atualização sobre as principais temáticas relacionadas à aplicação das regras durante uma disputa da modalidade.

Programação do Simpósio Paraná Handebol I Árbitros On-line – 2ª etapa EAD:

15/08 - 16h às 18h - Painel 4 - Atribuições Secretário e Cronometrista / Execução dos tiros (TS, TL e 7 metros)

17/08 - 20h às 22h - Painel 5 – Perspectivas e Desafios da Arbitragem do Handebol

22/08 - 16h às 18h - Painel 6 - Execuções dos tiros (distância de 3 metros, TLAT e TM) / Passos

24/08 - 20 às 21h30 - Painel 7 - Situações de 7 metros / Jogo Passivo

29/08 - 16h às 18h - Painel 8 - Pivô / Falta de Ataque

31/08 - 20h às 22h30 - Painel 9 - Desenvolvimento da Arbitragem do Beach Handball

05/09 - 16h às 18h - Painel 10 - Sanção Progressiva –advertência / Sanção Progressiva - 2 minutos

12/09 - 16h às 18h - Painel 11 - Sanção Progressiva – desqualificação / Dinâmica com vídeos sobre o tema

14/09 - 20h às 21h30 - Painel 12 - Desenvolvimento da Arbitragem do mini handebol

19/09 - 16h às 18h - Painel 13 - Arbitragem do Handebol em Cadeiras de Rodas

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal