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19/07/2019 | Concebido por Goioerê

Alimentos Importantes para a saúde da Mulher

Alimentos Importantes para a saúde da Mulher

As mulheres têm necessidades específicas de saúde (como ginecológicas, por exemplo). Nesse sentido, a alimentação é uma das vertentes importantes para a saúde feminina. Os hábitos alimentares contribuem com o bem-estar e a disposição necessários para as atividades do dia a dia. Uma dieta equilibrada pode contribuir com a saúde do corpo e da mente da mulher em todos os estágios da vida, como por exemplo:

Alimentos Importantes para a Saúde da Mulher

Fase Menstrual

Inchaço, dores de cabeça e nos seios, humor alterado, vontade de comer chocolate compulsivamente. Esses são sintomas características da tensão pré-menstrual. Esse é o período que acontece, em média, entre o décimo dia do ciclo e dois dias após o início da menstruação. Durante o período, o organismo precisa de um reforço de nutrientes como vitaminas do complexo B, fibras, ácidos graxos, vitamina E e minerais, que funcionam para evitar esses indesejados sintomas.

Como mensalmente perdemos sangue pela menstruação, há a constante preocupação com o consumo adequado de ferro. Se não for possível conseguir doses adequadas de ferro através da alimentação, o ideal é fazer a suplementação. Confira sua ferritina: ela deve estar entre 50ng/ml e 70ng/ml. Para uma boa absorção do ferro, é necessário a vitamina C. Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas: laranja, morango, maçã, acerola e tangerina. Esses alimentos são também antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres evitando o envelhecimento.

O inhame ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM; reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação antiinflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas — evitando até a celulite. O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, retardando o aparecimento de rugas. O chocolate meio amargo, além de ser antioxidante, é também rico em flavonoides. Ajuda até na TPM, pois traz sensação de bem-estar.

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Fase da Menopausa

Para muitas mulheres, a menopausa é muito mais do que o fim do ciclo fértil. O período, que acontece geralmente entre os 45 e 55 anos, é marcado ainda por uma queda na produção do estrogênio (hormônio responsável pela distribuição da gordura corporal) fixação do cálcio nos ossos e pelo equilíbrio das gorduras no sangue.

Na menopausa, é comum que surjam alguns efeitos desagradáveis, como ondas de calor, insônia, ansiedade, ganho de peso, alterações de humor, dores de cabeça e lapsos de memória. Para amenizar esses incômodos, vale a pena apostar em alimentos adequados como: gorduras boas, antioxidantes, proteínas, frutas, vegetais e fibras.

Pela diminuição da produção de hormônios, há um risco aumentado do desenvolvimento de osteoporose, caracterizada pela maior fragilidade dos ossos. Portanto, as mulheres devem consumir alimentos ricos em nutrientes importantes para a construção e manutenção dos ossos em todos os períodos da vida: cálcio, vitamina D, vitamina K2, manganês, magnésio e fósforo. O cálcio pode facilmente ser encontrado na alimentação como: kefir, queijo, gergelim, vegetais de folhas verde-escuras e peixes, se consumidos diariamente, podem prevenir ou minimizar a osteoporose. Já a vitamina D, K2 e magnésio, normalmente devem ser suplementados.

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Saúde da Pele e Cabelos

O consumo adequado de proteína e de vitaminas do complexo B são essenciais para a formação e manutenção da saúde das unhas e cabelos. A ascensão dos chamados nutricosméticos reforça a importância da alimentação saudável. 

Afinal, essas cápsulas e sachês que prometem rejuvenescer a pele, fortalecer as unhas e dar brilho ao cabelo são, na verdade, extratos superconcentrados de nutrientes encontrados em produtos de origem animal e vegetal. Confira a ficha completa dos ativos campeões de audiência:

  • Colágeno: Atua na formação e na renovação das fibras de sustentação da pele. Redução da flacidez e prevenção de estrias.
  • Biotina: Essa vitamina auxilia na síntese da queratina, uma proteína. Mantém os cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis.
  • Vitamina C: Neutraliza os efeitos nocivos dos radicais livres no organismo. Controle do envelhecimento precoce.
  • Ômega-3: Combate processos inflamatórios e estimula a produção de elastina. Melhora o aspecto e o grau da celulite.
  • Resveratrol: Antioxidante, defende as células, mantendo-as em bom estado. Controle do envelhecimento precoce.
  • Silício orgânico: Contribui, entre outras coisas, para a fabricação de queratina. Deixa os cabelos e unhas mais bonitos e saudáveis.
  • Betacaroteno: Colore os queratinócitos, células que compõem a epiderme. Reforço no bronzeado e combate a manchas.
  • Ácido hialurônico: Recruta e ajuda a preservar a água ingerida no tecido dérmico. Promove uma hidratação profunda e prolongada da pele.

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Retenção de Líquidos

Algumas mulheres têm maior dificuldade de eliminar os líquidos do corpo, acumulando-os principalmente nas mãos, pernas e pés. Isso pode ser evitado com uma boa hidratação. A ingestão de chás é uma boa pedida. Os chás ricos em cafeína fazem com que a pessoa sinta vontade de urinar com mais frequência, ajudando a eliminar o excesso de líquido e toxinas, reduzindo o inchaço e limpando o organismo. Os chás mais recomendados para essa finalidade são chá branco, chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa, hibisco, quebra-pedra e dente-de-leão.

É importante uma alimentação moderada em sal e com a presença de alimentos com nutrientes que contribuem com o equilíbrio do corpo — como, por exemplo, o potássio (peixes, feijões e frutas). O potássio e o sódio devem estar sempre em equilíbrio no corpo.

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Funcionamento do Intestino

Nesses períodos de intestino preguiçoso, além de alterações no ânimo, há uma sensação de irritabilidade, inchaço e estresse — que podem ser acompanhados de dor e desconforto. A tensão só diminui quando a situação se normaliza. Para isso, a alimentação saudável é o segredo para o intestino funcionar bem. É bom aumentar o consumo de frutas, verduras e fibras. Outras apostam na linhaça, ameixa preta, aveia, em sucos, chás e, em último caso, remédios.

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Gravidez

A gravidez é um período de muitas descobertas para a mulher. Com esse universo novo que se apresenta, também aparecem infinitas dúvidas. Uma das grandes preocupações das gestantes é em relação ao quanto os seus hábitos podem influenciar no desenvolvimento e na saúde do bebê que esperam. E nesse conjunto de dúvidas, a alimentação ganha destaque. Uma dieta pouco nutritiva durante a gravidez pode ocasionar problemas sérios para o desenvolvimento do bebê e afetar a saúde da mulher. 

Por essa razão, é fundamental o consumo de alguns alimentos, como oleaginosas, aveia, folhas verdes, gorduras boas, proteínas e frutas. Nessa fase também é ideal fazer a suplementação de vitaminas e minerais. Assim, é importante que as mulheres tenham hábitos alimentares que forneçam nutrientes e compostos importantes para garantir disposição e bem-estar para o cotidiano. Além da alimentação, é importante se exercitar regularmente.

 

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Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BELEZA E SAÚDE

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