Janiópolis, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

04/06/2019 | Concebido por Goioerê

Maringá sediará o 1º Hackathon de Fiscalização do Crea-PR

Maringá sediará o 1º Hackathon de Fiscalização do Crea-PR

Maratona será lançada nesta quarta-feira, 5, com a presença de autoridades. É a primeira competição do tipo no Brasil, que busca potencializar o uso de tecnologia com foco na elevação da produtividade. A inovação marca os 85 anos da autarquia federal

O Crea-PR (Conselho de Engenharia e Agronomia do Paraná) completa 85 anos no próximo dia 11 de junho entendendo que a inovação garante o desenvolvimento e qualidade de vida à população.

Foi assim, na busca por processos mais ágeis e soluções inovadoras, que surgiu o 1º Hackathon de Fiscalização do Crea-PR (Hackathon do Sistema), iniciativa inédita para o segmento no Brasil - considerando todo o sistema profissional Confea/Creas. 

O pré-lançamento da maratona de inovação será nesta quarta-feira, 5, em Maringá, no prédio administrativo da Unicesumar, com a presença de diversas autoridades locais e estaduais.

A competição integra o planejamento estratégico da gestão 2018-2020 do presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha de Oliveira. O objetivo é potencializar o uso de tecnologia com foco na elevação da produtividade da fiscalização.

Na busca de parceiros, surgiu a Aprogeo (Associação Profissional dos Geógrafos do Paraná). A entidade de classe é a promotora da maratona, que ocorrerá em Maringá nos dias 17 e 18 de agosto deste ano. 

Segundo o presidente da Associação, Jorge Campelo, a ideia é que as soluções tecnológicas criadas resolvam os problemas e desafios do dia a dia da equipe de fiscalização do Crea-PR, melhorando a produtividade e assertividade das fiscalizações. No evento, será assinado o Termo de Fomento entre Aprogeo-PR e Crea-PR para realização do Hackathon do Sistema.

Em 2018, foram mais de 22 mil fiscalizações realizadas pelo Departamento de Fiscalização do Crea-PR (Defis) em obras e serviços, evolvendo profissionais e empresas do Paraná: Maringá (5.047), Curitiba (4.273), Londrina (4.093), Cascavel (3.697), Apucarana (2.835), Guarapuava (2.780), Ponta Grossa (2.366), Pato Branco (2.149). Este ano, a Regional Maringá lidera o ranking de fiscalizações realizadas. Foram 2.815, contra 1.961 de Curitiba e 1.596 de Londrina, segunda e terceira colocadas respectivamente.

De acordo com o gerente regional, Engenheiro Civil Hélio Xavier da Silva Filho, os fiscais verificam se obras ou serviços têm responsáveis técnicos, se as empresas possuem registro no Conselho e se os profissionais de quadros técnicos trabalham habilitados. 

Ele ainda diz que “as fiscalizações ocorrem para que a sociedade possa contratar profissionais habilitados e empresas que tenham responsáveis técnicos e atendam à legislação”, destaca. O Crea-PR também procura garantir, via fiscalização, que os responsáveis técnicos estejam presentes e sejam atuantes nas atividades desenvolvidas.

Serviço
Evento: Pré-lançamento Hackathon Fiscalização Crea-PR
Local: Sede administrativa da Unicesumar (prédio espelhado)
Data e Horário: 05/06/19, às 19h30

85 anos
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) completa 85 anos de atividade em 2019. Criada em 11 de junho de 1934, a autarquia pública trabalha na defesa dos interesses da profissão, regulamentando e fiscalizando a atuação de profissionais e empresas das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências. O Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

Presente em todas as cidades do Paraná, por meio das Regionais  Apucarana, Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa, além de 35 Inspetorias, o Conselho promove ações para o crescimento do Estado, melhoria do ambiente de trabalho e garantia dos direitos de mais de 70 mil profissionais registrados. Essa descentralização dos serviços é um diferencial do Crea-PR, com o objetivo de garantir agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais, empresas e à sociedade.

Ao prezar pelo exercício ético da profissão, o Conselho contribui para a proteção da sociedade. Citado como modelo dentro do Sistema Confea/Crea – que abrange um universo de 1 milhão de profissionais no Brasil todo – o Crea-PR se destaca pela sua eficiência na fiscalização, agilidade e inovação. 

Atribuições
Como Conselho de Classe, a principal função do Crea-PR é fiscalizar o exercício legal das profissões ligadas ao Sistema Confea/Crea. Também compete ao Conselho fiscalizar obras/serviços conduzidos sem o devido acompanhamento de responsável técnico habilitado; empresas que atuam sem registro no Crea; profissionais de quadros técnicos que trabalham sem habilitação/registro; entre outros. Não fazem parte das atribuições do Crea-PR a fiscalização de funcionários sem EPIs e a verificação da qualidade de um serviço ou do risco de desabamento e embargo de obra - nesses casos, a responsabilidade é de outros órgãos.

Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), autarquia que este  ano comemora 85 anos, é responsável pela regulamentação e fiscalização da atuação de profissionais e empresas das áreas da Engenharias, Agronomias e Geociências. A Regional Maringá contempla 112 municípios, conta com aproximadamente 9 mil profissionais habilitados e três mil empresas registradas. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de atualização e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | CREA-PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal