Janiópolis, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

30/04/2019 | Concebido por Goioerê

Soldado Fruet entrou na Justiça contra o aumento de 12% nas tarifas da Sanepar

Soldado Fruet entrou na Justiça contra o aumento de 12% nas tarifas da Sanepar

Os governadores do Paraná estão acostumados a enfrentar deputados oposicionistas só à esquerda. Ratinho Jr. (PSD) está descobrindo que há pedras em seus sapato direito também. O incômodo maior tem partido de um policial militar chamado Soldado Fruet (Pros), que apesar do nome nada tem a ver com o ex-prefeito de Curiitba.

Soldado Fruet entrou com uma ação para barrar o reajuste de 12,2% tarifa da água. O deputado já tinha feito um estudo da Reforma Administrativa do governo que causou um mal-estar entre aliados do governador.

De acordo com o parlamentar, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) homologou o reajuste da água e esgoto sem a presença de representantes dos consumidores. Segundo ele, esse aumento está muito acima da inflação registrada nos últimos 12 meses que é de 4,58%.

O estudo destaca que entre os anos de 2013 e 2018 foram aplicados reajustes de quase 58% sobre a tarifa da água. O parlamentar afirmou que nos últimos anos a Sanepar tem  pedido aumentos acima da inflação. A companhia teve uma taxa de rentabilidade de 16,4% e um lucro de R$ 892,5 milhões no ano passado. Para ele, falar que há desequilíbrios econômicos na empresa é “mera falácia”.

Fruet ressaltou que nos últimos anos, com o novo reajuste, a Sanepar dobrou os ganhos de seus acionistas. O grupo que é formado em sua maior parte por fundos de investimentos internacionais. Em 2011, em pleno governo Beto Richa (PSDB), a companhia repassou 50% dos lucros para os acionistas, ao invés de 25%. Nesse caso, o valor pago totaliza R$423.814.000.

“Uma empresa que se dá ao luxo de dobrar os dividendos pagos aos seus acionistas, comprovadamente está em gozo de excelente situação financeira, não justificando qualquer aumento na tarifa, não podendo se falar em reequilíbrio econômico”, afirmou o deputado na ação.

 

Cidade Portal - O Seu Portal de Notícias!

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | PLURAL.JOR

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal