Janiópolis, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Janiópolis

05/01/2019

Emater realiza reunião prática sobre alimentação animal em Janiópolis

Emater realiza reunião prática sobre alimentação animal em Janiópolis

Nesta sexta-feira, 4, a Unidade Local da Emater do município de Janiópolis realizou uma reunião prática para apresentar aos produtores rurais do município alternativas de alimentação para o rebanho leiteiro. O evento foi o segundo do projeto de multiplicação de mudas de capim. Na oportunidade, o técnico agrícola José Cláudio do Prado apresentou aos produtores rurais dados do desempenho de três variedades de capim: capim Pioneiro, BRS Capiaçu e BRS Kurumi. As variedades, provenientes da Embrapa Agropecuária Oeste e do Iapar, foram implantadas em uma unidade demonstrativa no viveiro municipal de Janiópolis. 

De acordo com o técnico agrícola, os materiais desenvolvidos pela Embrapa apresentam elevado teor de proteína, alta palatabilidade, baixo teor de fibra, além de rusticidade e crescimento vigoroso. Segundo o técnico, os capins Pioneiro e BRS Kurumi são ideais para o pastejo rotacionado, uma vez que produzem grande número de perfilhos e de massa fresca, e o capim BRS Capiaçu é ideal para a produção de silagem ou fornecimento diretamente no cocho. Com o uso desses materiais o produtor garante que não ocorra falta de alimento para os animais durante o inverno, além de permitir grande disponibilidade de alimento de qualidade durante todo o ano. Através desses materiais o produtor pode garantir um aumento na produção e redução nos custos, o que resulta em maior segurança frente as oscilações de preço do mercado.

No evento, o prefeito municipal Ismael Dezanoski enalteceu a importância de projetos e parcerias que visem levar tecnologia para o produtor rural. Segundo o prefeito a parceria entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Emater garantem o desenvolvimento do agronegócio local. Fruto da parceria entre as instituições, foram distribuídas mudas do capim Pioneiro aos produtores presentes, permitindo que os mesmos formem seus próprios matrizeiros. 

Hastes das variedades BRS Capiaçu e  BRS Kurumi já haviam sido distribuídas no primeiro evento do projeto, no mês de dezembro. Segundo o produtor rural Valdeci Gonzalez, as ações tomadas pelo Instituto Emater através do projeto tem permitido mudar a produção agrícola em sua propriedade: “Eu mesmo não tinha experiência. Agora os capins estão saindo “cem por cento” devido às palestras da Emater”.

O projeto tem como principal objetivo garantir o fornecimento de alimento de qualidade para o rebanho leiteiro. Atualmente o município de Janiópolis conta com uma produção anual de 8 milhões de litros, com uma receita aproximada de R$ 10.522.500,00. Diversos produtores estão adotando as tecnologias apresentadas pelo Instituto Emater. Outros eventos estão programados para ocorrer nos próximos meses.

 

PUBLICIDADE

Fonte: JANIÓPOLIS | CIDADE PORTAL | Unidade local instituto Emater de Janiopolis

Emater realiza reunião prática sobre alimentação animal em Janiópolis
Emater realiza reunião prática sobre alimentação animal em Janiópolis
Emater realiza reunião prática sobre alimentação animal em Janiópolis

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal