Janiópolis, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

22/03/2022 | Concebido por Goioerê

Descubra se lavar o cabelo todos os dias realmente danifica os fios

Descubra se lavar o cabelo todos os dias realmente danifica os fios

Dentro do mundo da beleza, existe uma pergunta que quase todas as mulheres já se fizeram: pode lavar o cabelo todo dia ou não? O que você acha? Chegou a hora de desvendar de uma vez por todas esse mistério e conferir dicas preciosas para cuidar ainda mais da saúde dos seus cabelos. Vem com a gente descobrir se seu palpite estava certo ou não!

Lavar o cabelo todo dia: pode ou não pode?

Depende! Como tudo na vida, esse hábito pode trazer tanto benefícios como malefícios, por isso vários fatores devem ser levados em consideração na hora de descobrir a resposta correta.

Lavar o cabelo todos os dias não faz mal, porém as práticas inseridas dentro dessa rotina podem ser prejudiciais, como, por exemplo, usar água muito quente ou o secador diariamente.

Pessoas com cabelos oleosos tendem a lavar mais os fios, pois o sebo que vai acumulando acaba incomodando e até agredindo a pele. Para fazer uma limpeza profunda, é preciso usar produtos próprios para esse tipo de cabelo e não esquecer de sempre ficar atenta à temperatura do chuveiro.

Já quem tem o cabelo seco consegue ficar mais dias sem lavar os fios tranquilamente. Mesmo assim, é sempre bom escolher produtos próprios para a higienização desse tipo de cabelo e nunca usar água quente, pois ela pode acabar ressecando ainda mais o couro cabeludo.

Quantas vezes por semana devo lavar o meu cabelo?

A resposta é a mesma: depende! Além de termos todas cabelos bem diversos, o ambientes em que estamos inseridas também pode contribuir – e muito – para a saúde dos nossos fios. Então dá só uma olhada em alguns fatores que podem influenciar na nossa rotina de higiene:

Tipo de cabelo e couro cabeludo

Como já falamos antes, o tipo de cabelo que você tem será um dos fatores decisivos na quantidade de lavagens por semana. Uma pessoa com os fios secos não precisa lavar o cabelo todos os dias, por exemplo.

Não é porque você tem o cabelo oleoso que também precisa fazer tantas higienizações, cada caso é um caso. Por isso, fique atenta a como os seus fios se comportam e crie uma rotina própria de acordo com as suas necessidades.

A região que você mora

Sim, o lugar onde você mora pode influenciar totalmente na saúde e limpeza do seu cabelo. Regiões com clima mais seco, muita poluição e vento são as que podem atingir mais os fios com impurezas e deixá-los opacos e sem vida.

A estação do ano

Você já percebeu como o seu cabelo muda conforme o ano vai passando? As estações podem ter grande culpa nisso! Épocas de poucas chuva, muito sol e excesso de vento podem trazer resíduos ao cabelo e criando a necessidade de mais lavagens.

A dica aqui é sempre a mesma: fique sempre atenta a como seus fios se comportam e adapte sua rotina conforme as estações foram mudando.

Dia a dia

A sua rotina também vai influenciar na limpeza do seu cabelo. “Mas como?”, você deve estar se perguntando. Ora, se você pratica atividades físicas diariamente, por exemplo, é muito provável que deixe acumular suor nos fios. Se esse suor não for limpo, isso pode trazer malefícios para o seu cabelo.

O mesmo vale para quem usar muito capacete, bonés, chapéus ou outros apetrechos. Tudo isso pode influenciar na nossa rotina de cuidados com o cabelo.

Trabalhar o dia todo exposta ao sol também requer cuidado rigorosos, não só na hora de lavar, mas para hidratar e se proteger dos raios UV.

Quanto tempo posso ficar sem lavar o cabelo?

Isso vai depender de todos os fatores que citamos acima e como seu cabelo reage aos dias sem higienização, porém muitos especialistas não recomendam mais que 5 dias sem lavar os fios.

O motivo é simples: nosso cabelo está sempre criando um sebo natural, porém com o tempo esse acumulo pode favorecer a proliferação de fungos e outros problemas. Ninguém quer isso, não é mesmo?! Então, você pode ficar alguns dias sem lavar as madeixas, mas quando passar de 5 dias já liga o sinal de alerta, combinado?!

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | PAJARIS

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal