Janiópolis, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

13/01/2022 | Concebido por Goioerê

Maringá será a primeira cidade do Interior a sediar a Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Maringá será a primeira cidade do Interior a sediar a Conferência de Promoção da Igualdade Racial

Evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de abril e vai abordar temas como o racismo estrutural, educação, meio ambiente, população indígena, ciganos, segurança pública e desenvolvimento urbano.

A 6ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial será nos dias 8, 9 e 10 de abril deste ano, em Maringá, primeira cidade do Interior do Estado a sediar o evento. Serão promovidas palestras e oficinas por personalidades nacionais para discutir questões relacionadas à igualdade racial, abordando temas como o racismo estrutural, educação, meio ambiente, população indígena, ciganos, segurança pública e desenvolvimento urbano, entre outros.

Saul Dorval, presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir) — vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho — esteve com o prefeito da cidade, Ulisses Maia, na terça-feira (11), para oficializar a realização dos encontros. A escolha pela cidade se deu por conta de uma demanda de movimentos sociais da região. “Era uma reivindicação antiga dos municípios e dentro do Governo conseguimos isso”, destacou Dorval.

Na véspera do Dia da Consciência Negra, Paraná lança plano de promoção da igualdade racial

Os encontros serão conduzidos por delegados que participam das conferências municipais iniciadas no último dia 10 de Janeiro.

Para o presidente do Consepir, o evento será um destaque no empenho do município em defesa da promoção da igualdade racial na cidade e também no Paraná. “O Paraná é protagonista na promoção da igualdade racial, por isso a expectativa de ser a maior conferência do Brasil, por toda essa construção do Governo. É o estado que mais fez pelas minorias”, disse.

Ulisses Maia agradeceu a escolha e destacou que o evento será um marco histórico para a cidade, que já é conhecida nacionalmente por ser um dos melhores municípios do Brasil para se viver.

O secretário municipal de Juventude, Igualdade e Cidadania, Emmanuel Predestin, também agradeceu aos conselheiros do Consepir pela escolha da cidade. “A pasta está à disposição para auxiliar as demais na realização da conferência”.

Secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Terezinha Pereira considera acertada a escolha de Maringá, pois, segundo ela, trata-se de uma cidade humanizada, inclusiva e que possui uma expertise na realização deste tipo de evento. “Por conta do grande engajamento dos grupos étnicos com o evento, serão tomadas muitas decisões importantes para os paranaenses”, destacou.

O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) de Maringá, Maurício Domingos, disse estar muito feliz com a oficialização do prefeito Ulisses Maia para que Maringá sedie o encontro e afirmou que o Compir iniciará imediatamente os trabalhos de apoio ao Consepir.

Governo do Estado lança Ame-se, portal voltado às mulheres paranaenses

PRESENÇAS — Também participaram da reunião o vice-presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Alexandre Cesar; o assessor da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), Izaac Ramos; a assessora e representante do superintendente de Apoio ao Municípios (SAM) Ricardo Maia, Débora Costa; a superintendente da Secretaria da Mulher, Eliany Feitoza, e a gerente municipal da Igualdade Racial de Maringá, Cleuza Theodoro.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal