Janiópolis, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

11/11/2021 | Concebido por Goioerê

Tecpar estuda novas parcerias para otimizar soluções na área da saúde

Tecpar estuda novas parcerias para otimizar soluções na área da saúde

O Instituto de Tecnologia do Paraná, o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) e a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) buscam oportunidades de atuação em conjunto em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI) e a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas) buscam oportunidades de atuação em conjunto em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de forma a trazer, de maneira mais eficiente, novas soluções para a área da saúde para o Paraná.

Nesta quinta-feira (11), dirigentes e técnicos das instituições se reuniram em um workshop no câmpus CIC do Tecpar para tratar de possibilidades de parceria que podem ser firmadas entre as organizações, de forma a otimizar equipes e recursos.

Exemplo nacional no setor, Tecpar fortalece certificação de produtos orgânicos

Durante a reunião, foi apresentado um relatório de oportunidades técnicas, elaborado pelas equipes do Tecpar e do CPPI. O estudo preliminar identificou as principais áreas em que as instituições podem realizar trabalho compartilhado e apontou as primeiras ações a serem desenvolvidas. 

Em projetos conjuntos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), o estudo ressaltou a possibilidade de desenvolvimento de novos métodos analíticos in vitro, novos soros hiperimunes (soro antirrábico e anti-diftérico), kits diagnósticos e melhorias de processos produtivos.

Para o desenvolvimento dos estudos, a depender de cada projeto, as equipes poderão compartilhar equipamentos e recursos humanos, insumos, know how e infraestrutura, explica o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado. “A intenção dessa ação conjunta entre Tecpar, CPPI e Funeas é somar esforços e otimizar recursos, com o objetivo de fortalecer atividades de ciência e tecnologia no Paraná”, pontua.

O diálogo entre as instituições para desenhar a parceria é importante para as organizações que atuam de forma complementar, avalia Marcello Augusto Machado, diretor-presidente da Funeas. “A fundação tem um interesse muito grande nessa parceria e nesse entrelaçamento das instituições para que possamos atingir os objetivos do desenvolvimento da ciência no Paraná, com a contribuição complementar entre Tecpar e CPPI”, observa Machado.

Tecpar presta consultoria a prefeituras e contribui para melhorar investimentos

Rubens Gusso, diretor do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos (CPPI), ressalta que especialistas das instituições realizaram recentemente visitas técnicas para conhecer a estrutura laboratorial e os serviços realizados em cada local, observando os principais pontos de convergência.

“Esse workshop é uma oportunidade técnica de cooperação para identificar áreas de convergência na área da saúde entre duas instituições públicas, com a finalidade de otimização de recursos públicos e de atuação de forma complementar”, salienta Gusso.

POSSIBILIDADES – De acordo com as perspectivas apontadas no relatório, o Tecpar poderá prestar serviços para o CPPI em diversas atividades, entre elas o controle e sistema da qualidade e calibração de equipamentos, além de trabalho conjunto em elaboração de termos de referência, e na avaliação de projetos conceituais de qualificação de infraestrutura.

Tecpar orienta empreendedores com informações para novos negócios

Há, ainda, a possibilidade de as instituições trabalharem juntas para parcerias externas. O Tecpar também poderá fortalecer o Sistema da Qualidade do CPPI, por meio de treinamentos, workshops e benchmarking das equipes técnicas.

PRESENÇAS – Também participaram do workshop o diretor Industrial da Saúde do Tecpar, Iram de Rezende; as técnicas do Tecpar Ana Paula Lappas Gimenez Sbalqueiro, Tania Penha e Gisele de Goes; além do técnico do CPPI, Erickson Moura.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal