Janiópolis, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

01/04/2021 | Concebido por Goioerê

BRDE e PUCPR divulgam resultados de pesquisas sobre a Covid-19

BRDE e PUCPR divulgam resultados de pesquisas sobre a Covid-19

Com apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realiza pesquisas sobre o novo coronavírus e maneiras de conhecer melhor a doença para o enfrentamento por meio da ciência e do conhecimento. Os resultados preliminares e os avanços de quatro estudos, de um total de 13, foram divulgados nesta semana.

A primeira pesquisa apresentadas nesta semana tem como tema a Educação, Saúde e Pobreza Infantil na Pandemia da Covid-19. O trabalho avaliou os meios de estudos, a dinâmica pedagógica, as dificuldades e aprendizados durante este período. Com os resultados, a pesquisa pretende estabelecer parâmetros e recursos para a formação dos profissionais de educação e saúde para o atendimento da infância em situação humanitária e pobreza infantil. 

A segunda pesquisa tem o objetivo de se aprofundar na Covid-19. Os pesquisadores utilizam células-tronco mesenquimais (CTMs), derivadas do tecido do cordão umbilical (TCU), para tratar pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente do Sars-CoV-2. Esse é um estudo pioneiro no tratamento com células-tronco para Covid-19 no Brasil.

Alguns resultados já observados do estudo foram a diminuição de citocinas inflamatórias, responsáveis pelo grave comprometimento pulmonar, aumento de células reguladoras e proteção pulmonar, o que pode resultar em menor tempo de respiração assistida, de internamento em UTI, em menos sequelas e, possivelmente, influenciar na diminuição da mortalidade.

Paraná inicia implantação do Vale do Genoma, em Guarapuava

A terceira pesquisa estuda a formação de radicais livres e o estresse oxidativo que estariam ligados à gravidade da Covid-19, contribuindo para um estado clínico mais preocupante. Os pesquisadores analisaram o soro de 77 pacientes e concluíram que, ainda que os níveis de estresse oxidativo estivessem elevados, a gravidade da doença não é fator determinante para as mudanças no perfil redox – sistema de defesa antioxidante – de pacientes hospitalizados com Covid-19.

Por fim, a quarta pesquisa se debruça sobre o monitoramento remoto de pacientes com Covid-19, devido ao risco de contaminação de profissionais da saúde. Os pesquisadores desenvolveram protótipos de dispositivos médicos para monitoramento em tempo real com armazenamento de dados em nuvem. Além disso, a proposta é trazer soluções de baixo custo.

Para saber mais sobre as quatro pesquisas, clique AQUI. As outras nove que contam com o apoio do banco ainda não foram finalizadas.

APOIO – O BRDE, além de atender demanda de emprego e renda, entende que nada é mais importante que a vida, segundo o vice-presidente e diretor de Operações do BRDE, Wilson Bley. Essa é a razão do apoio. "Essa é nossa função social, apoiar um movimento da sociedade, que necessite de mão amiga e financeira para alcançar resultados. Por isso, agradeço imensamente aos pesquisadores e à PUCPR por exercerem este papel conosco”, afirmou.

O diretor administrativo do banco, Luiz Carlos Borges da Silveira, ressalta a importância das pesquisas realizadas pela instituição de ensino superior. "Não sabemos nada sobre essa doença e vemos o mundo todo pesquisando. Estamos trabalhando pela ciência”, afirmou. Ele já foi ministro da Saúde.

Ele lembrou que esta é a segunda iniciativa bem-sucedida entre BRDE e a universidade. A primeira foi com o BRDE Labs, programa desenvolvido em parceria com a Hotmilk - Ecossistema de Inovação da PUCPR, que selecionou projetos inovadores de startups voltados às demandas de agroindústrias paranaenses. 

Startups finalistas do BRDE Labs apresentam seus projetos inovadores

BRDE elevou contratações em 28,5% e investiu R$ 3,3 bilhões na região Sul

O reitor da PUCPR, Waldemiro Gremski, comentou que, assim como no projeto anterior, este também teve muito sucesso. “Esperamos continuar com essa parceria”, disse. O projeto foi destacado, também, pelo chefe de gabinete da Secretaria da Saúde, Cesar Neves. “O banco é, realmente, um parceiro de todas as horas, que traz empreendedorismo e inovação”, acrescentou.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO PARANÁ - AEN

OPINE!

CIDADE PORTAL
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso.

Desenvolvido por Cidade Portal